terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Dia 2

O cheiro de bacon e ovos permeava a casa. Às 7h30min, o grupo Interbio começou a chegar. A expedição totalizou 11 pessoas, a saber: Sérgio, Val, Henrique, Imran, Caco, Salvador, Valéria, Ione, Toka, Gui e Kitty.

Val preparou um grande café da manhã para animar e unir o grupo antes dos 1.100 km de carro, com destino à cidade de Mineiros, no estado de Goiás. Todo mundo que conhece Val, sabe de suas excelentes habilidades como chef, mas essa variedade de alimentos era simplesmente de dar água na boca. Depois do café da manhã, começamos a arrumar os carros. Lembre-se de que eram 11 pessoas em 3 carros viajando por 20 dias ... imagine a confusão! Os carros estavam tão apertados que, se você tentasse abrir o porta-malas, a pilha de bagagens entraria em colapso. Às 9h, pegamos a estrada em direção a S. José do Rio Preto, no noroeste de S. Paulo. Percorremos mais de 700 km em autoestradas. A paisagem era agrícola, de laranjeiras a seringueiras e muita cana-de-açúcar sobre um terreno suavemente ondulado. O solo que ladeava a estrada era vermelho vibrante, devido ao alto teor de ferro. Atravessamos a fronteir entre Sao Paulo e Mato Grosso do Sul por uma grande ponte rodoferoviaria sobre o Lago da usina hidroelectrica de Ilha Solteira formado por uma barragem no Rio Parana. Logo os montes de cupins, alguns mais que 2 metros de altura, começaram a surgir em meio a uma paisagem de Cerrado e pastagens. Atravessamos a fronteira de Mato Grosso do Sul para Goias definido por um rio. Passamos então por um trecho de mais de 50 km de estrada que possuía buracos do tamanho de crateras de meteoros. Felizmente, 90% das valas foram evitadas com uma condução impressionante, padrão Senna.

Durante essa longa viagem, não queríamos parar para tirar fotos, pois estávamos com pressa, mas a vida silvestre era espetacular: 3 filhotes de capivara, araras, tamanduás, duas espécies de tucano, siriemas, emas, carcarás, periquitos, curicacas, pássaros pretos cantando e corujas buraqueiras foram avistados ao longo do caminho.

Famintos, paramos para um picnic na praça principal da cidade de Serranópolis. Chegamos ao hotel em Mineiros à meia-noite, desembarcamos e, exaustos, seguimos caminhos separados para descansar.

Day 2

The smell of bacon and eggs permeated the house. At 7.30, the interbio group started to arrive. The whole group totaled 11 people namely: Sérgio, Val, Henrique, Imran, Caco, Salvador, Valeria, Ione, Toka, Renato, Kitty.

Val had prepared a big breakfast to raise spirits and unite everyone before the 1,100km drive with the city of Mineiros, in the state of Goias, as our destination. Everyone who knows Vals, knows her outstanding skills as a chef but this assortment of food was simply mouthwatering. After breakfast we started to pack the cars. Keep in mind this is 11 people in 3 cars travelling for 20 days… you do the math! The cars were crammed so tight that if you tried to open the boot the jenga tower of bags would collapse. At 9am we hit the road in direction of S. José do Rio Preto, in the North West of São Paulo. Luckily the road was good, except for a patch of 30km which had wholes the size of meteor craters. Luckily 90% of the ditches were dodged with some Senna style impressive driving. The landscape was agriculture, everything from oranges, to rubber to sugar cane over rolling hills. The soil that lined the highway was vibrantly red from the high iron content. Soon the mounds of termites started to emerge. Every grass and soil landscape have hundreds and thousands of termite mounds sprinkled across the view, some of which were 2.5 meters tall!

During this long drive we did not want to stop to take lots of photos as we were in a rush but the wildlife seen was spectacular: 3 baby capybaras, araras, anteaters, two species of toucan, siriema, emas, carcaras, perkeets, curicacas, signing black birds and burrowing owls.
We had left from the state of São Paulo, crossed a large bridge into Mato Grosso do Sul and ended in the city of Mineiros in the state of Goias.

We arrived at the hotel at midnight, unpacked and exhaustedly went our separate ways to rest up.